A preservação do meio ambiente no Brasil é uma questão de extrema importância para o país. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem adotado medidas em sentido contrario do que teria que fazer, as medidas que deveriam ser tomadas seriam para promover a preservação da biodiversidade, controle da poluição, conservação de recursos naturais e redução do desmatamento, mas o que se viu nesses 04 anos de mandatos foram leis que flexibilizaram a preservação ambiental e a destruição de parques de proteção criados por gestões anteiores.
Atualmente, existem leis que tratam da proteção ambiental, como a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes Ambientais e a Lei de Responsabilidade Ambiental. Estas leis regulam ações governamentais, estabelecem limites à exploração dos recursos naturais, preveem penalidades para infratores e incentivam ações de conservação ambiental, mas o que se viu ao logo do mandato que se encerra agora no Brasil foram ações para acabarem com essas leis e prejudicar inclusive indios que vivem isolados e protegidos por essas leis, isso tudo em nome da riqueza.
Além disso, o governo tem investido pouco em educação ambiental e em projetos para proteger e preservar áreas naturais, pelo contrario liberou explorações inclusive de garimpos nessas areas o que deixou assim alguns lugares com enormes erosões e rios e lagos contaminados. Uma das iniciativas de destaque foi acabar com o Fundo Amazônia, onde o Brasil recebia dinheiro para desenvolver projetos de preservação e desenvolvimento das areas de florestas priorizando o extrativismo responsavel.
Por fim é importante ressaltar que a preservação do meio ambiente depende, em grande parte, da responsabilidade das pessoas para com o planeta. Assim, é fundamental que cada um assuma a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, adotando atitudes simples, como não jogar lixo nas ruas, separar o lixo reciclável, usar energia solar, economizar água, plantar árvores e reutilizar materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário