segunda-feira, 11 de maio de 2015

Chegada e Encontro das Folias acontece quinta feira dia 14

Depois de girarem por 40 dias na zona rural e cidades vizinhas está chegando o momento do encontro das folias, o evento ocorrerá dia 14 de maio na quinta - feira, esse dia é conhecido como quinta feira da hora.

A chegada e o encontro se passa na igreja matriz, onde as folias do Gerais, de Cima e de Baixo, alem da folia do Rosário se reúnem, na  oportunidade as folias entoam  o canto do encontro, cada uma cantam suas musicas separadas e depois é escolhida a folia vencedora, onde um dos critérios utilizados é a esmola arrecada .

Uma curiosidade da festa é que segundo os mais velhos quando chove na saída, o mesmo acontece na chegada, outra curiosidade é que na década de 80 e 90  Almas teve folia mirim que tinha as mesma função da folia normal, o pandeiro era feito de lata de goiabada com tampa de garrafa e arame, o tambor era feito com lata de leite ninho plastico e borracha entre outros instrumentos inventados.

Eram tempos alegres e de respeito as tradições locais, hoje isso é uma realidade rara, a tradição ainda vive mas não como os anos 80 e 90 a modernidade tomou conta das tradições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário