segunda-feira, 26 de março de 2012

TRANSPARÊNCIA É A REGRA AFIRMA SECRETÁRIO

“A Transparência é a regra e o sigilo a exceção. Vamos reforçar o controle interno, cada vez mais, porque ele indica a falta, se houver, e aponta a solução”. Foram essas palavras que caracterizaram a fala do Secretário-Chefe da Controladoria Éldon Barbosa, na solenidade de abertura da Etapa Estadual da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, no último dia 22, no auditório do TCE.

Barbosa ressaltou ainda que a prática da corrupção gera desconfiança e falta de credibilidade ao poder público. Já um governo transparente, com uma publicidade que garanta à sociedade tomar conhecimento da aplicação dos seus recursos adquire confiança e credibilidade, garantindo mais qualidade de vida à população.

No evento foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral do Estado com objetivo principal de garantir ao controle interno do governo do Estado acesso ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria de Contas Públicas - SICAP.

O palestrante da Conferência, Fábio Félix, coordenador executivo nacional da Conferência destacou em sua fala o direito da população cobrar a boa aplicação dos recursos públicos, bem como citou formas da sociedade realizar concretamente o controle, a exemplo, do uso contínuo de ferramentas como o Portal da Transparência.

O evento foi prestigiado por mais de 250 pessoas entre elas várias autoridades, a presença maciça dos 204 delegados eleitos nas etapas Regionais e demais representantes da sociedade civil. (Ascom/CGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário