DEBATE É O FOCO DA CONSOCIAL

Inserir no currículo escolar, como tema transversal, a disciplina sobre ética e controle social foi a proposta mais votada dentre as 20 escolhidas para integrar o caderno de propostas nacional da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social. A priorização das propostas ocorreu no encerramento da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social realizado dias 22 e 23 de março no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

O evento teve início com a palestra do coordenador executivo estadual, Juvenal Gomes, sobre a metodologia empregada no decorrer da realização da Consocial, nas Regionais, e sobre a condução dos trabalhos na escolha das propostas finais da Estadual.

A Assembleia participante, composta por 204 Delegados eleitos nas Etapas Regionais, foi dividida em grupos de trabalho, por eixo, seguindo a forma previamente determinada e votada, democraticamente, em Etapas anteriores, respeitando a opinião da sociedade civil, (60%) do poder público (30%) e dos conselhos de políticas públicas (10%).

No encerramento, foram eleitos 28 representantes do Estado do Tocantins que, em maio, vão a Brasília participar da Etapa Nacional. Veja lista dos eleitos: CONSELHOS PÚBLICOS: Francisco Ribeiro de Sousa, Luis Gomes Leite, Amilson Rodrigues Silva, Maria Bartolomeu Novais Alencar - SOCIEDADE CIVIL: Veneranda R. de Oliveira Elias; Elaine Maria de Miranda; Antonio Marcos de Moura; Jarbas Carvalho de Moura; João Pedro Miranda dos Reis; Osanan Moura dos Santos; Abrão Jorge Neto; Eurípedes Pereira da Silva; Ivanete P. Costa Neves; Lucimar Santana Mendes; Maria D’alva dos Santos Lopes; Rosimeire Pires Rios; Hélio Roberto Pereira de Abreu; Gilberto Andrade da Costa; Raimundo Moreira de Carvalho Junior; Ana Amélia Alves de Souza e Silva; Dorismar R. dos Santos – PODER PÚBLICO: Ana Madalena dos Santos; Flaviane Magna de Souza S. Rocha; Geylson Galvão Sales; Luzilene Martins da Silva; Maurivan de Souza Nunes Carvalho; Antonio da Silva Lucena; Cristina Alves Viana; Alailson Aguiar Ribeiro.

Um dos representantes dos conselhos de Políticas Públicas que participou ativamente das discussões da Conferencia, Carlos José Ferreira, considerou que a dinâmica utilizada no evento foi realmente surpreendente e “nos enriqueceu com conhecimentos que trarão bons frutos num futuro próximo” diz ele.

Comentários