sábado, 23 de março de 2013

Docente da FAG apresenta trabalhos no maior evento de energia renovável do Brasil


O Docente do curso de Agronomia da Faculdade Guaraí-FAG, Mestre Ivanor Giacomini apresentou duas pesquisas científicas de sua autoria no maior evento de energia renovável do Brasil, a 7ª Edição do All About Energy, no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE.

O All About Energy 2013 aconteceu entre os dias 11 e 13 de março deste ano, em Fortaleza-CE, promovendo o compartilhamento, know-how, troca de experiências, histórias de sucesso, estratégias, projetos e tecnologias, tanto a nível nacional quanto internacional, para um setor de energia eficiente e sustentável em todo o mundo.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE e contou com a participação de pesquisadores, cientistas e empresários de todo o mundo, atuantes no setor de energias renováveis, governos, instituições públicas e privadas.

Giacomini apresentou um painel com o tema "Alternativas de Produção de Energias Limpas" e fez uma explanação pública sobre uma pesquisa que avalia o uso do Sorgo Sacarino na produção de bioenergia, sendo inclusive um dos temas mais emergentes do evento.

Sorgo Sacarino

O sorgo sacarino é uma cultura que já esta sendo usada em usinas para produção de etanol na entre safra da cana de açúcar com produtividade 92 ton /ha, altura 3,5, ciclo de 90 dias, sendo que para seu processamento (produção de etanol) é utilizado o mesmo sistema que as usinas utilizam para cana, ele também é uma ótima alternativa para produção de silagem, pois tem menos lignina que a cana de açúcar. Produz em media 3.5 ton/ha de grãos muito utilizado em rações em substituição ao milho. Em media produz 4.500 litros de etanol por hectare.

O sorgo lignocelulose é uma cultura que esta sendo desenvolvida para produção de etanol através da fibra, visto que não possui caldo em seu colmo, chega em media a uma produção de 150 ton/ha de massa verde com ate 5m de altura com boa produção de grãos.
A avaliação realizada em Guaraí despertou interesse da Bunge/SA que já realizou experimentos em sua unidade de São Paulo-SP, que mostram sua viabilidade econômica, tanto na produção de etanol como uma alternativa para alimentação animal. O sorgo sacarino e lignocelulose são materiais genéticos da Embrapa de Sete Lagoas MG.
Fonte:

MARCELO GRIS
CRA/TO Nº885 e DRT/TO Nº682/TO
www.marcelogris.com.br - O que acontece em Guaraí está aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário