segunda-feira, 29 de março de 2010

Relembrando o Passado: Ex-prefeito de Almas desviou quase R$ 200 mil


Almas fica a 276 km de Palmas.
Almas fica a 300 km de Palmas.
 
Rose Vidal
Do Ecos do Tocantins


O ex-prefeito de Almas, Osmar Lima Cintra, deve devolver aos cofres da prefeitura de Almas R$ 192.501,77. referente a multa e desvio de dinheiro público. É o que indica o acórdão (decisão proferida em grau de recurso por Tribunal Coletivo) nº 179 do TCE (Tribunal de Contas do Estado), de 08 de maio 2007. Publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), nº2.428, de 15 de junho de 2007.

Na prestação de contas do ex-prefeito, referente ao exercício de 2003, tem falhas e irregularidades, que segundo os relatórios técnicos do TCE, contrariam as normas legais e causaram prejuízos aos cofres do município.

No acórdão figuram o julgamento de despesas irregulares, imputação de débitos, aplicação de multas por infração às normas legais, de natureza financeira, patrimonial e despesas irregulares com o Fundef (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Fundamental).

Na prestação de contas do ex-prefeito, referente ao exercício de 2003, tem falhas e irregularidades, que segundo os relatórios técnicos do TCE, contrariam as normas legais e causaram prejuízos aos cofres do município. Lima Cintra foi citado por AR -Aviso de Recebimento (Correios) e Edital, porém não compareceu à Corte de Contas, nem manifestou-se  sobre a decisão do Tribunal.

Dentre as irregularidades estão a realização de despesas sem processos licitatórios ou com processos irregulares, contrariando a Lei 8.666/2003, de Licitações e Contratos Públicos, transferência de dinheiro da conta do Fundef para outras contas, caracterizando desvios dos recursos da Educação para outras finalidades. Além da falta de emissão de notas de empenho, implantação do Controle Interno,  contratação de servidores excedendo o número de vagas e doações em dinheiro a pessoas carentes, sem amparo legal.

Cópia do Acórdão foi encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça do Estado, para que tome providências.

7 comentários:

  1. A população realmente tem memória curta.mais uma vez elergeram esse homem sem compromisso com a etica,moral,com o povo.Almas vivera em meio ao esquecimento porque seus habitantes não sabem escolher seus gestores.enquanto meia duzia são beneficiados com pagamento de talão de agua,luz etc,a educação a saude a segurança publica são deixados de lado.Esta na hora de dar nova face a politica de Almas,sem Osmar,Manoel Midas(outro sem compromisso)ou Marcão.Chega de sofrimento

    ResponderExcluir
  2. ESSE HOMEM FOI CORRUPTO NOS 8 ANOS Q FICOU NA PREFEITURA E NÃO SERIA DIFERENTE DESSA VEZ
    (QUEM MANDOU VOTAR NELE?)TAMBEM NÃO RESTAVA ALTERNATIVAS PORQUE OS OUTROS ADVERSARIOS ERAM PIORES QUE ELE.AQUELE MANOEL MIDAS É O HOMEM MAIS "GROSSO"QUE EU JA VI,EU DIRIA QUE ELE COM SEU JEITO ARROGANTE NÃO É ADVERSÁRIO MAS CABO ELEITORAL DO OSMAR,NAO É VERDADE?JA VOTEI NELE VARIAS VEZES E PREFIRO VOTAR EM UM CACHORRO DO QUE VOTAR NELE NOVAMENTE,EO MARCÃO DISPENSA COMENTARIOS.

    ResponderExcluir
  3. ESSE OSMAR É UM FICHA SUJA INELEGIVEL ENGANOU O POVO(DESENFORMADO) MAIS UMA VEZ DIZENDO QUE SUA CANDIDATURA TERIA SIDO APROVADA,MENTIROSO A PROVA É QUE SEU FILHO È QUEM É O PREFEITO OFICIAL.
    MAS O POVO SE CONTENTA COM MTO POUCO(SACO DE CIMENTO, E ATE MESMO UM TAPINHA NAS COSTAS,QUEM CONHECE A FIGURA SABE DO QUE ESTOU FALANDO)

    ResponderExcluir
  4. Para combater a corrupção primeiro terá que eliminar os corruptos.O Osmar Cintra é o politico mais corrupto do Tocantins,olha que no tocantins corrupto do que qualquer otro lugar no Brasil.Quem gerou esse politico foi o próprio Manoel Midas que não sabe fazer politica, é um politico Jacú.

    ResponderExcluir
  5. O Osmar e um exelente prefeito, a cidade ta lindo, limpa, com lindos predios publicos, linda praça, olha como ta linda a praça sao miguel, e a praça Salviano barbosa entao como ta linda, até um predio de dois andares pra o funcionamento da prefeitura tem ´lá, a sem falar nas lindas arvores plantadas nos lindos canteiros no meio da avenida sao sebastiao, sem falar no escurinho do cinema em toda a cidade. Parabens almenses pela escolha do exelente prefeito. kda povo tem o gov. que merece

    ResponderExcluir
  6. E a obra da creche: quem mandam lá é o próprio prefeito e o seu pai. Filho de peixe peixinho é. Um jovem incentivando a corrupção. Que vergonha prefeito leonardo. O Ministério Público já está investigando o prefeito Leonardo por diversas improbidades administrativas. Uma delas é funcionários fantasmas; outras como fracionamento em processos licitatórios; a compra dos equipamentos da academia do idoso que foi superfaturada e envolve o prefeito e o secretário da saúde o Iris Alves dos Santos.

    Chega desse prefeito corrupto e também do seu pai professor de corrupção.

    Almas merece um prefeito ou prefeita que administre com honestidade e que gere emprego e renda para o povo.

    ResponderExcluir
  7. POR FAVOR GENTE! ...NUNCA VI UM LUGAR PRA TER TANTO PREFEITO CORRUPTO!SE VC CHEGA PEDINDO UM SACO DE CIMENTO,JÁ TEM QUE DAR O VOTO!ALMAS ACORDA!E AINDA TEM O FILHO AGORA,O PROFESSOR DA AULA DIREITINHO!
    TINHA QUE PRENDER UNS CARAS DESSES,UM PAI DE FAMILIA ROUBA UM PÃO PRA DAR PROS FILHOS,E É PRESO!E ESSES MAL CARÁTERES FAZEM ISSO E SAEM ILESOS!SOU DE ALMAS,AMO MINHA CIDADE,MAS ME DECEPCIONO A CADA DIA COM ESSES TIRANOS..QUE VEM DE SÃO PAULO PRA ROUBAR DO POVO QUE NAO TEM INFORMAÇÃO!PIOR E QUE O POVO SE CONTENTA C POUCO!MEU SENHOR,TENHA PENA....E ALMAS SE CONTINUAR ASSIM,NEM GENTE NEM PREFEITO!O POVO DA TUDO INDO EMBORA...EU SAI DAI POR FALTA DE OPORTUNIDADE...

    ResponderExcluir