quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

A Importância da Vacinação Infantil: Protegendo Nossos Tesouros Mais Preciosos**

Na corrida constante para proteger nossos filhos, uma das melhores armas que temos é a vacinação. Com a Campanha Nacional de Vacinação em pleno andamento, é crucial que os pais entendam a importância vital de garantir que seus filhos recebam todas as vacinas necessárias. Não apenas para proteger suas próprias crianças, mas também para contribuir para a saúde coletiva de nossa comunidade, isso é essencial, principalmente agora nos tempos da pandemia. Para quem não sabe, o Programa Nacional de Imunização foi criada ainda no periodo da Ditadura Militar, em 1973 o programa foi formalizado, já em 1975 foi institucionalizado através da Lei nº (Lei 6.259 de 30-10-1975 e Decreto 78.231 de 30-12-76) sendo que nesse periodo foi instituido a vacinação obrigatória da população, não como temos hoje, a vacinação era feita com pistolar de preção a ar, e era usada para vacinar varias pessoas ao mesmo tempo, e mesmo assim, não se tinham questionamento sobre essas vacinas, funcionarios da sucam percorriam varias cidades do Brasil fazendo o trabalho de imunização, aqui em Almas teve funcionários da sucam que moraram em nossa cidade, um deles foi o senhor Noely Abreu Luz, que muito serviu a nossa comunidade.

A vacinação infantil é uma das maiores conquistas da medicina moderna. Ela tem o poder de prevenir uma variedade de doenças graves e potencialmente fatais, como sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite e muito mais. Além disso, ao vacinar nossos filhos, estamos ajudando a criar uma barreira de imunidade que protege também aqueles que são mais vulneráveis, como bebês muito jovens ou pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. No entanto, apesar dos inegáveis benefícios da vacinação, ainda há muitos mitos e desinformação circulando, o que pode levar alguns pais a hesitar em vacinar seus filhos. É compreensível que os pais queiram o melhor para seus filhos e possam ter preocupações legítimas sobre segurança. No entanto, é importante ressaltar que as vacinas passam por rigorosos testes de segurança antes de serem aprovadas para uso e são continuamente monitoradas para garantir sua eficácia e segurança.

Nossa responsabilidade como pais vai além de apenas proteger nossos próprios filhos. Ao vaciná-los, estamos contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade. Em tempos de pandemia, essa responsabilidade coletiva se torna ainda mais evidente. A COVID-19 nos lembrou da rapidez com que as doenças podem se espalhar e dos danos que podem causar. Ao vacinar nossos filhos contra doenças preveníveis, estamos fazendo nossa parte para evitar surtos e proteger aqueles que são mais vulneráveis. ortanto, convido todos os pais a se informarem sobre as vacinas recomendadas para seus filhos e a agendar as consultas necessárias para mantê-los atualizados com o calendário de vacinação. Lembre-se de que a vacinação é um ato de amor e cuidado que protege não apenas nossos filhos, mas toda a comunidade. Vamos nos unir para garantir um futuro saudável e seguro para nossos pequenos tesouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário