quinta-feira, 18 de abril de 2019

Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre a sobrecarga de trabalho na UBS de Almas-TO

A Secretária Municipal de Saúde de Almas essa semana emitiu uma nota contra o excesso de atendimento na Unidade Básica de Saúde por pacientes de outros municípios, todos os dias vem ambulância de outros municípios da Região Sudeste para buscar atendimento aqui em Almas, superlotando a UBS e ainda sobrecarregando os profissionais da Saúde, a semana passada veio três ambulâncias de vários três municípios, alem da sobrecarga de trabalho ainda acarreta no auto consumo de medicamentos fazendo uma enorme falta para o atendimento aos munícipes de Almas, confira a nota completa abaixo:

Nota da Secretaria de Saúde de Almas/TO.

Situação do pronto atendimento de Almas. 

O médico plantonista não está aguentando atender tanta gente, fator principal são as cidades vizinhas.  Senhores secretários de saúde da região, não aguentamos mais, nossas técnicas de enfermagem , enfermeiras, médicos, estão esgotados. Nosso estoque de medicamentos acabando, além de encaminharmos pacientes de outros municípios para Palmas/TO, indo embora todo nosso combustível, revisão de veículos, além de diárias para os motoristas.

 Estamos sufocados, enquanto outros municípios dormindo tranquilos. Se os prefeitos das cidades vizinhas  não tomarem uma providência urgente, infelizmente vamos voltar seus pacientes sem atendimento. Motivo  maior, é a  verba que vem para saúde de Almas, os municípios  vizinhos recebem, alguns com valores bem superior.

Conclamamos, pelo amor de Deus.

 Dianopolis uma cidade com mais de 20 mil habitantes onde se falava que era a princesinha do sudeste chegar numa situação dessas.  Sabemos que não é culpa dos funcionários, mas sim da má aplicação da verba, da forma que tem que ser aplicada. 

As ambulâncias de toda região estão congestionado nossos estacionamentos.  Dessa forma, reitero que Almas possui uma saúde de qualidade pela boa aplicação minuciosa da verba. Tem dado certo. Porém, se os municípios vizinhos não fizer sua parte, a comunidade Almense ficará prejudicada. 

Após a divulgação dessa nota pela Secretária Municipal de Saúde de Almas, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil divulgou uma nota rebatendo a nota da Secretária Municipal de Saúde de Almas dizendo entre outras coisas que o Município de Almas não pode negar atendimento a qualquer que seja, veja abaixo a nota da OAB:

NOTA

Diante da nota da Secretaria Municipal de Saúde de Almas, divulgada na última semana, a Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Dianópolis, vem a público repudiar veementemente a referida nota.  Vivemos no século 21, onde não podemos permitir opiniões, atos ou atitudes antidemocráticas, que ferem qualquer tipo do direito do cidadão. Vivemos em um estado democrático de direito, onde a liberdade individual é princípio garantido pela Constituição Federal.  A prestação de serviço público está dentro do direito garantido pela Constituição, sendo assim, a saúde deverá ser ofertada a todo e qualquer cidadão gratuitamente, esteja ele onde estiver.

A Secretaria Municipal de Saúde de Almas, ao manifestar sua opinião por meio de nota de esclarecimento na última semana, revela que está retirando do cidadão, seja ele de qual naturalidade ou domicilio, o direito universal do cidadão de receber atendimento público e gratuito à saúde.  A postura daquela Secretaria Municipal, ao expor sua opinião em nota, é desrespeitosa com a população das cidades circunvizinhas. A OAB/Subseção de Dianópolis reitera que, jamais uma Unidade de Saúde, órgão público, poderá deixar de atender a quem quer que seja, e que caso aconteça, incorrerá nas sanções legais. 

A OAB/Subseção de Dianópolis, é ciente da situação do Hospital Regional de Dianópolis (HRD), o que vem causando “inchaço” no atendimento de todos os municípios da regional. No entanto, jamais deverá ser negado atendimento a qualquer cidadão, seja em Almas, ou em qualquer outro município.  Diante de toda situação, a OAB/Subseção de Dianópolis, manterá o empenho, inclusive com o agendamento de reunião com os prefeitos e secretários municipais de saúde, que compreendem a regional do HRD e também com representante da Secretaria Estadual de Saúde, para solucionar a situação da saúde no Sudeste, que vem penalizando o cidadão há anos. 


Hamurab Diniz
Presidente Subseção OAB/Dianópolis
Dianópolis, TO 16 de abril de 2019

Mas novamente a Secretaria Municipal de Saúde de Almas emitiu uma nova nota dessa vez por meio de assessoria jurídica, rebatendo a nota da Ordem dos Advogados do Brasil, deixando claro o que Almas está passando, aqui não é mais hospital, mas mesmo assim está atendendo como se fosse um, os funcionários aqui estão todos esgotados e cansados, vamos conferir a nova nota da SEMUS de Almas-TO: Diante da Nota da OAB/TO subseção de Dianópolis, na qual repudia a Nota esclarecedora e de clamor da Secretaria de Saúde do Município de Almas/TO, vem à público esclarecer o que segue: 

A OAB relata que: "quando a secretaria Municipal de Almas ao manifestar opinião por meio de Nota de esclarecimento na última semana, revela que está retirando do cidadão, seja ele de qual naturalidade ou domicílio, o direito universal do cidadão de receber atendimento público e gratuito a saúde"  Diz ainda que: " expor a a opinião na Nota é desrespeitosa com a população das cidades circunvizinhas" 

E ainda: "reitera que a OAB subseção de Dianópolis esclarece que uma unidade de saúde, órgão público, jamais poderá deixar de atender a quem que seja, e que caso aconteça, incorrerá nas sanções legais"  Pois bem! A secretaria de Saúde de Almas/TO, esclarece que a Nota foi no sentido de alertar sobre a sobrecarga dos atendimentos. Pois, Almas/TO com uma população de aproximados 8 mil habitantes, vem sustentando uma saúde (região) com quase 50 mil habitantes. 

Sobre o trecho da Nota da Secretaria de Saúde de Almas, onde diz: " Se os Prefeitos das cidades vizinhas não tomarem uma providência urgente, infelizmente vamos voltar seus pacientes sem atendimento. Motivo maior, é a verba que vem para saúde pública de Almas, os municípios vizinhos recebem, alguns com valores bem superior. "Esclarece que voltar paciente, não quer dizer omissão de socorro por falta de atendimento. Mas sim, uma vez com recurso limitado, e faltando medicamentos e insumos, os pacientes vão ser designados para o HRD, procedimento correto a ser tomado. Assim, iniciando a falta de medicamentos adequados, pelo excesso de atendimento, ficará prejudicado o paciente.

Vem esclarecer, o trabalho que vem desenvolvendo esse pronto atendimento de pequeno porte em toda região. Nenhum cidadão retornou até o momento sem atendimento médico. Não foi oferecido por nenhum município ajuda, que seja de medicamentos, insumos ou mão de obra. Os estoques estão acabando, assim, todos os atendimentos serão prejudicados, o que é normal com tanta demanda e pouco recurso. O paciente ficará sem seu devido atendimento. Quando não há atendimento no HRD, este se omite em socorro, outros municípios que ao menos UBS funcionam, faz omissão de socorro. Casos que deveriam ser apurados e repudiado, sem necessidade alguma de NOTA para a notoriedade diante da calamidade diante da comunidade e aos olhos da OAB subseção de Dianópolis/ TO, que sente na pele o mal atendimento, através de seus membros e familiares. 

A Constituição é bem clara quando diz: " Saúde é direto de todos e dever do Estado."

Nesse sentido, estamos cumprindo a Constituição. Em que pese, os municípios e órgãos que não foram rechaçados pela OAB não estão cumprindo com seu dever. Lembrando que a responsabilidade em saúde é dos três poderes, cada um com sua função. Mas quanto aos municípios, cada um com seu limite de atuação e dever de cuidar dos seus moradores, o que não está acontecendo com as cidades circunvizinhas. E o  Estado infringindo, sem assegurar o direito de saúde da região. Vamos respeitar a interpretação da OAB subseção de Dianopolis/TO. E continuaremos esclarecendo-a sempre que for necessário, e também a qualquer cidadão que nos questione. Trata-se da  moralidade, publicidade e eficiência.

Sabemos ainda, que a União de toda região, com uma posição coerente e contundente da OAB/TO vai fazer uma grande diferença. Tendo em vista, cada município e o Estado iniciar o cumprimento de suas obrigações garantidas na CF/88 junto a comunidade. Assim, ninguém ficará sem atendimento em saúde. Aproveitamos para ressaltar ainda e dar publicidade, que apesar do pouco recurso, o município de Almas/TO vem investindo de forma criteriosa no atendimento médico de sua comunidade. 

Estamos contando com: 

3 Clínicos Gerais 
1 ortopedista 
1 cardiologista 
1 obstetra/ginecologista 
1 ultrassonografista 

Além de toda equipe em saúde, que fazem toda diferença no atendimento a quem quer que chegue com necessidade de atendimento. Do ASG ao médico, todos com sua grande importância. Precisamos, e mantemos todos esses profissionais essenciais à um serviço de qualidade. Dessa forma, mostra-se nossa preocupação com a população que tanto necessita de ações benéficas, que venham a contribuir e incentivar o poder público junto às necessidades que vão ao encontro da comunidade. A Secretaria de Saúde de Almas/TO está a disposição para mais informações ou esclarecimentos quanto a plausível gestão municipal de Almas/TO. Que vem sendo agraciada com aplausos por todo Estado do Tocantins.

É justo senhores que uma cidade que tenha "um hospital de referencia" um hospital regional de saúde, que tem mais de 20.000 habitantes querer obrigar uma cidade que tem aproximadamente 8.000 habitantes atender a região sudeste em seu lugar? É justo sobrecarregar funcionários e utilizar estoque de medicamentos desse município sem ajudar com nem um pouco de recursos? é justo deixar a UBS superlotada por dias e semanas com pessoas de outras localidades e os de Almas ficar em segundo plano? Isso não é justo é desumano, esse é o problema da regionalização, concentra-se os esforços em um único município, mas na realidade sobrecarrega de sobre maneira que não dão conta dos serviços, cai a qualidade, quase fecham as portas e agora tem que contar justamente com os municípios que lhes foram tirados os direito de ter hospitais. defendo como solução rápida para amenizar esses problemas a volta dos hospitais de pequeno porte para todos os municípios, ai sim o hospital regional ficaria somente para os casos mais graves.

Almas pede socorro, porque atender uma população de 8.000 pessoas é possível, agora atender acima desse numero chegando quase a população de Dianópolis por mês ou ultrapassando esse numero é desumano, Almas pede socorro ou os seus funcionários é que ficaram doentes e precisaram de atendimento por excesso de trabalho.

Para encerrar, isso não é justo, não é certo, é desumano, e parafraseando Boris Casoy "ISSO É UMA VERGONHA"

AgroSudeste em Almas o que houve de programação e estrutura












A AgroSudeste ocorreu entre os dias 11 a 13 de abril desse ano e veio com melhora em sua estrutura, vários expositores de peso, bancos e cooperativa de credito, em um espaço amplo a AgroSudeste trouxe tanto para produtores quanto para visitantes e estudante uma gama de conhecimento, foram 5 estações sobre diversos assuntos voltando a Pecuária e Agricultura, alem disso ainda contou com restaurante, o stand do Governo do Estado para a emissão do CAR - Cadastro Ambiental Rural, stands de Piscicultura, e o stand do SIM - Selo de Inspeção Municipal, o que se destacou ainda foram as apresentações culturais, dentre elas a dança da jiquitaia, um marco na cultura de Almas, a dança Country e cantores locais também soltaram a voz, outro ponto positivo foram as palestras e oficinas, a saúde esteve presente com sua equipe, prefeito,  secretários, vereadores e autoridades estaduais se fizeram presentes, resumindo a AgroSudeste se consolida de vez no calendário estadual, a próxima edição já tem data definida, e o tema também.

A próxima edição da Feira Agrotécnica do Sudeste do Tocantins sera de 16 a 18 de abril do ano que vem, com promessa de trazer novidades, alem de ter sido definido o tema que sera Agropecuária 2.0

domingo, 7 de abril de 2019

Programação da AgroSudeste disponível.

A AgroSudeste já está com os horários definidos, logo abaixo você verá toda a programação disponível, veja: 


QUINTA 11 DE ABRIL
DIA DE CAMPO (BOVINOCULTURA)

  • 7: 00 às 8: 00 - Credenciamento
  • 8: 00 às 11: 00 - Passagem pelas estações
  • 11:30 – Abertura Oficial do Evento
  • ESTAÇÃO 1 – Sistema Intensivo de produção de carne em pastagens – Pedro Henrique Rezende de Alcântara – Zootecnista (Embrapa)
  • ESTAÇÃO 2 – Cercas Elétricas Rurais – Wanter Turíbio – Engenheiro Ambiental, Supervisor (TruTest)
  • ESTAÇÃO 3 – Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF – Cláudio França Barbosa – Zootecnista (Embrapa)
  • ESTAÇÃO 4 – Controle de plantas daninhas em pastagens – Thiago Teixeira de Menezes – Zootecnista (Corteva e Agroamazônia)
  • ESTAÇÃO 5 – Pratica sobre fertilidade do solo para altas produtividades – Mauricio Bassani – Zootecnista (MBParceiro)
  • CIRCUITO PECUÁRIA SUSTENTÁVEL:
    Local: Colégio Agropecuário de Almas, horário: 14h.
    1: O avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa - João Eduardo Pinto Pires - Médico Veterinário - Inspetor de Defesa Agropecuária - ADAPEC. 
    CASOS DE SUCESSO - Agropecuária Morro Branco- Murilo Sharp e Marcelo Prado - Novo Jardim. 
    Fatores que influenciam diretamente nos resultados de IATF - Alexandre Gasparin - Médico Veterinário - Taura. 
    Resultados da Integração Lavoura Pecuária - Marcelo Dominici Ferreira - Médico Veterinário - Responsável técnico e comercial da PREMIX.
    Resultados do Impacto do Programa Pró Genética: Programa de melhoria da qualidade genética do Estado do Tocantins - Luís Fernando Salim - Médico Veterinário - Gerente da ABCZ Tocantins.
  • Obs.: Informamos que será de 30 minutos o tempo de cada apresentação.

SEXTA 12 DE ABRIL
DIA DE CAMPO (PISCICULTURA)

  • 7:00 às 8:00 – Credenciamento e café da manhã
  • 8:00 às 8:15 – Apresentação da Empresa Pescados Piracema – Tarik Azevedo
  • 8:15 às 12:00 – Passagem pelas quatro estações
  • 12:00 às 13:00 – Almoço
  • ESTAÇÃO 1 – Criação de Tilápia e Melhoramento Genético – Ricardo Neukirchner - Engenheiro Agrônomo (CEO Aquabel América Latina)
  • ESTAÇÃO 2 – Manejo alimentar e nutrição – Vinicius Gonçalves de Carvalho – Engenheiro Mecâncio e Ruvoney Gomes Cipriano Junior – Bacharel em Zootecnia (Agronorte)
  • ESTAÇÃO 3 – Frigorífico e agregação de valor – Valteir Rosa Valadares – Engenheiro de Alimentos (Pescados Piracema)
  • ESTAÇÃO 4 – Despesca e insensibilização – Leandro Kanamaru – (Embrapa Pesca e Aquicultura).
  • Período em cada estação: 25 minutos com grupos de 50 pessoas
  • 13:00 – Inserção de tilápia na piscicultura tocantinense – Ricardo Neukirchner - Engenheiro Agrônomo (CEO Aquabel América Latina)
  • 13:30 – Panorama da Piscicultura no Brasil e no Mundo – Francisco Medeiros (Peixe Br)
  • 14:00 – Apresentação da ROTA DO PEIXE da Região Sudeste – Marcondes Martins Gomes de Oliveira – Economista (Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços)
  • 14:30 – Regularização da Piscicultura – Eduardo A. Ono – Presidente da Comissão Nacional da Aquicultura (CNA)
  • 15:00 – Encerramento.
  • IFTO Garantindo o Desenvolvimento Rural do Sudeste Tocantinense 
    09:00h – Manejo da floração e frutificação das plantas cítricas – Leila Cristina Rosa de Lins – Eng. Agrônoma, Doutora em Fitotecnia – Produção Vegetal; 
    10:00h – Alternativas alimentares para ruminastes – Leidiane Reis Pimentel, Doutora em Zootecnia – Produção Animal; 
    11:00h – Ecofisiologia e Manejo de Plantas Daninhas – Marciane Cristina Dotto – Eng. Agrônoma, Doutora em Produção Vegetal; 
    14:00h – Desafios do manejo de adubação de semeadura e de pós - semeadura na soja – Marcos Euzébio Nunes – Me. Ciências Agrárias; 
    15:00h – Criação de abelhas sem ferrão – Ítalo Cordeiro Silva Lima – Mestre em Zootecnia; 
    16:00h – Potencialidades da ovinocaprinocultura no Tocantins – Demis Carlos Ribeiro Menezes – Médico veterinário, Doutor em Ciências Animais.

SÁBADO 13 DE ABRIL
DIA DE CAMPO (FRUTICULTURA)

  • 7:00 às 8:00 – Credenciamento e café da manhã
  • 8:00 às 12:00 – Passagem pelas quatro estações
  • ESTAÇÃO 1 – Construção da fertilidade do solo e manutenção do elevado potencial produtivo – Rubens Ribeiro da Silva – Doutor em Agronomia, solos e nutrição de plantas (UFT)
  • ESTAÇÃO 2 – Uso de Remineralizador de Rocha Fosfática na região Sudeste do Tocantins – Gilberto Coutinho – Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal (Rialma Fertilizantes)
  • ESTAÇÃO 3 – Poda em Fruteiras – Valdinei Silva Sousa – Técnico em Fruticultura Irrigada (VSS – Consultoria em Fruticultura Irrigada)
  • ESTAÇÃO 4 – Tecnologia de aplicação de defensivos – Luis Henrique Michelin – Engenheiro Agrônomo, Inspetor de Defesa Agropecuária da ADAPEC, Especialista em Agronegócio e Mestre em Defesa Sanitária Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (ADAPEC)
  • Período em cada estação: 25 minutos com grupos de 50 pessoas
  • 12:00 – Encerramento e retorno ao Centro Agrotecnológico
  • Encerramento Oficial | Leilão no Centro Agrotecnológico de Almas com Nova Era Leilões

SESI vai levar eventos sociais a empreendimentos habitacionais de Gurupi


Ações fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida e acontecem nos dias 06/04 e 09/04.

 

O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, levará nos próximos dias 06/04 e 09/04 os eventos Rua de Lazer e Finalização com entrega de certificados ao setor Campo Belo II e comunidade do Residencial Madrid, respectivamente, em Gurupi. A proposta é proporcionar lazer, qualidade de vida, qualificação, geração de renda e interação entre as famílias em atendimento à etapa Pós Ocupacional do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Na Rua de Lazer (06/04), que acontece de 14 às 18 horas, na Rua 9 av. dos Esportes no setor Campo Belo II, as crianças terão acesso a brincadeiras socioeducativas e culturais que estimulam a coordenação motora, raciocínio lógico e animação, além de práticas esportivas.  A programação contará ainda com pipoca, algodão doce, pula-pula, lanche e brincadeiras.

 

Já no evento Finalização (09/04) será feita, a partir de 17 horas, a apresentação das ações realizadas no Residencial Madrid por meio de estandes dos alunos dos cursos de qualificação profissional que irão expor os produtos confeccionados nas aulas e fotos das ações de lazer e palestras. A entrega dos certificados dos formandos e a apresentação de um vídeo depoimento dos moradores que participaram das atividades fecham a programação.

 

Até o mês de agosto, o setor Campo Belo II vai receber mais ações voltadas ao atendimento de crianças e adultos como cursos nas áreas de alimentos, gestão, construção civil, vestuário, mecânica e atividades sociais.

 

Por Livia Santos

 

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3311-1301


sexta-feira, 5 de abril de 2019

III Conferência Municipal de Saúde de Almas foi realizada hoje

A prefeitura Municipal de Almas, a Secretária Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Almas realizaram hoje a III Conferência Municipal de Saúde de Almas, no primeiro momento foram feitos credenciamento dos participantes, logo após deu-se início com o orador Marcos Moreira, na foi lida a história das conferências e do SUS, em seguida foi feita a composição da mesa com a presença da Defensora Pública, do Prefeito Municipal, Secretário de Saúde, Vice Prefeito e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, foram executados o hino nacional e o hino de Almas.

A presidente do Conselho declarou aberta a conferência, no primeiro momento houve a fala das autoridades, em seguida foi apresentado alguns dados sobre a conferência nacional e sobre a conferência de Almas com a apresentação de alguns dados sobre a conferência nacional e sobre a de Almas, foi apresentado e votado a resolução, em seguida foram apresentados os eixos e os temas da conferência, quando encerrou a primeira parte.

Na segunda parte foram formados 3 grupos que discutiram e apresentaram as metas para cada eixo, após essa parte as propostas foram postas em votação, sendo algumas excluídas, outras modificadas e outras aprovadas. 

Na terceira e última parte foram eleitos delegados para participarem da etapa estadual finalizando o evento.

Foto: Richard Albuquerque

terça-feira, 2 de abril de 2019

AgroSudeste faz história em Almas-TO

Na sua quinta edição sendo 3 na Fazenda Laço de Ouro, e duas no Colégio Agropecuário de Almas, a antiga Agroalmas, que teve esse nome até o ano passado, está fazendo história na cidade de Almas-TO, com vários parceiros o técnico do Ruraltins, juntamente com seus colegas do escritório local estão organizando uma grande feira no estilo da Agrotins.

O local já conta com algumas plantações que serão testadas nesse período, os parceiros como a Piracema, o Zig Fred, e os comércios locais trarão grande desenvolvimento tanto para a nossa cidade, quanto para a própria região que ganha muito com isso, A Feira Agrotecnologica de Almas - AgroSudeste acontecerá entre os dias 11 e 13 desse mês no Colégio Agropecuário de Almas-TO.


Colégio Agropecuário de Almas voltou o internato

O Colégio Agropecuário de Almas já foi um dos mais importantes da Região Sudeste do Tocantins, chegou a receber internos até mesmo de Formoso do Araguaia, durante esse período 2 turmas se formaram, o mesmo era municipal e era administrado pela Cooperativa Agrotécnica Educacional do Município de Almas - COEMA, após esse começo alucinante começaram os problemas e o internato chegou ao fim, cogitando inclusive o fechamento do mesmo, com a entrada de um novo Gestor, o colégio seguiu em frente, mas o município decidiu repassar o mesmo para o estado em troca de um terreno, nesse período o internato foi reaberto tanto para meninos como para meninas da zona rural da cidade, depois de algum tempo com esse sistema novamente o internato foi fechado passando a ser um colégio normal.

Depois de muita luta, o Colégio Agropecuário de Almas conseguiu mais uma vez a abertura do internato para os alunos e está oferecendo atualmente 2 cursos, sendo Técnico em Agropecuária, e Técnico em Zootecnia.

Secretaria Municipal de Saúde colocou grades em parte do Pronto Atendimento São Miguel

O Pronto Atendimento São Miguel ganhou um presente, grades na parte da frente e do lado na entrada da unidade, deixando livre a entrada para a Ambulância com os pacientes, com a colocação das grades o Pronto Atendimento ficou mais bonito e também deu mais privacidade aos pacientes que chegam na unidade.