Cerca de 50 pessoas participaram da reunião, dentre pais, alunos, professores e servidores da escola. Eles informaram que não foram consultados oficialmente sobre o fechamento da unidade e se manifestaram contrariamente durante a reunião.
Entre ouras razões, alegaram que, pela transferência para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Dom Pedro II, os estudantes precisariam percorrer uma distância mais longa e caminhariam pelo centro da cidade, em local de intenso tráfego de veículos. As crianças e adolescentes estariam sozinhos, já que os pais informaram que não teriam condições de levá-los à escola.
A Escola Estadual de Tempo Integral Frei José Maria Audrin localiza-se em região periférica da cidade, em uma comunidade de baixa renda que enfrenta outros problemas sociais, como tráfico de drogas, exploração sexual e alcoolismo.
A comunidade foi informada sobre a intenção de fechamento da escola em 20 de dezembro, pela direção da unidade, sob a justificativa de que o número de alunos é reduzido e o fechamento geraria economia. Desde então, existe uma ampla mobilização contrária.
A defensora pública Kênia Martins Pimenta Fernandes também participou da reunião com a comunidade escolar. Por parte do MPE, participaram técnicas do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), que redigirão relatório a fim de subsidiar possível atuação judicial ou administrativa por parte da 5ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.
Os técnicos do MPE visitaram também a Escola Dom Pedro II, que receberia os alunos. Lá, constatou-se que o local passa por uma pequena reforma e que os professores que lecionavam até o ano passado eram todos contratados e tiveram sua contratação rescindida, sem renovação até o momento. A modulação que foi encaminhada para a gestão da escola ainda reduziu significativamente o número de servidores, fatos que indicam a impossibilidade de começo das aulas na data prevista (04 de fevereiro). (Flávio Herculano - Ascom MPE)
--
Assessoria de Comunicação do MPE-TO
Nenhum comentário:
Postar um comentário