quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nova composição dos Vereadores de Almas-TO


Temos aqui a nova composição da Câmara Municipal de Almas Tocantins, a veredora mais votada foi a vereadora Karla Taianna do PP, em seguida veio Osvaldo - MDB; Danilo - PP; Junio de Hugo - PDT: Eleoterio - PP; Graciane - PL; Irmão Gleison - MDB; Josi Pimenta - Republicanos e Eurismar Rodrigues (Nanha Peba) - MDB. A nova composição do poder legislativo tomara posse juntamente com o prefeito municipal, a principal mudança em termos da posse dos vereadores é que agora caso esteja ausente do municipio ou impedido de tomar posse, o vereador, segundo o novo regimento da casa agora poderá tomar posse por procuração, no regimento anterior esse tipo de situação não era permitido.

A nova composição tem 04 vereadores novos, teremos Danilo, Graciane, Junio e Irmão Gleison, que foram eleitos e ocuparação as cadeiras de Narcizo Marcos, Gabriel Lopes, José Maria e Erivelton (Já Morreu).

 

Botafogo gigante se classifica para a final da Libertadores da America

 

Escudo do Botafogo Futebol e Regatas
Fonte: Site Botafogo - http://www.botafogo.com.br

O Botafogo foi gigante, no primeiro jogo se impôs em campo, fazendo um placar elástico, o que permitiu jogar com a regra debaixo do braço, o que era incontestável a sua classificação, o técnico se permitiu jogar com time misto para poupar titulares, o jogo da classificação não poderia ter falhas, o Penharol precisava fazer 6 gols para se classificar de forma direta, 5 para levar para os pênaltis. O que se viu no Uruguai foi um jogo bem diferente do apresentado no Rio de Janeiro, o que o time precisava fazer era só segurar o resultado. Com o time misto o botafogo sofreu um duro golpe, um dos jogadores do Penharol era bom de pontaria, o time não chegava dentro da área, o botafogo estava cumprindo seu papel, mas o que não contava era com chutes fora da área que o time arriscou, marcando logo de cara o primeiro gol, o Botafogo não se intimidou e mesmo limitado foi ao ataque chegando a empatar a partida, mas devido a pressão do time uruguaio o juiz anulou o gol e depois o pênalti que havia marcado que poderia mudar a perspectiva do jogo. 

Ontem no jogo o Botafogo se permitiu perder a partida, um jogo perigoso, que deixou aos botafoguenses aflitos, esse tipo de jogo não deveria entrar no radar, com jogadores perdidos em campo, expulsão desnecessária e um botafogo que deixou praticamente os 90 minutos os uruguaios jogarem, pelo placar elástico correram risco, uma estratégia que nem sempre dá certo, vide jogo do Palmeiras o ano passado, mas o Botafogo aprendeu a lição, fez um gol que selou a classificação e segurou nos minutos finais.

Como conclusão final, o Botafogo está na final da Libertadores da América por mérito próprio, pela construção do placar no primeiro jogo, o Botafogo é um time de gigantes.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Prefeitura de Paraíso promove ações no Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Blitz educativa e rodada de conversa fazem parte da programação 

A Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Smash), promove nesta quinta-feira, 10, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher,  ações de conscientização sobre a importância de combater a violência. Blitz educativa e roda de conversa fazem parte da programação da campanha “Paraíso por elas. Não se cale, denuncie!”.  


No início da manhã, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio dos agentes de trânsito do município e Polícia Civil, realizou uma blitz educativa na Av. Bernardo Sayão, em frente à Câmara de Vereadores. A secretária Maria Hilma Mascarenhas explicou que a blitz desta manhã aconteceu em todo o Tocantins, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher. “Buscamos mostrar para a sociedade que todos devemos participar e o combate à violência não é uma obrigação só do Poder Público, é um dever de toda a sociedade. É mobilizar e chamar a atenção de todos para abraçarem essa causa”, explicou.


A secretária de Assistência Social destacou que a campanha “Paraíso por elas. Não se cale, denuncie!”, ocorre desde o início da gestão e promove ações durante todo o ano, realizando palestras nas escolas, distribuindo panfletos, entre outros. “ O Creas ( Centro de Referência Especializado da Assistência Social) tem um papel importante, pois por meio do trabalho nas escolas, conscientiza as crianças desde cedo da importância do combate à violência”. 


Às 15h, no Centro de Convivência dos Idosos, no setor Pouso Alegre, será realizada uma roda de conversa, abordando temas relacionados ao combate à violência contra a mulher,  com a participação da defensora pública, Drª Isakyana Ribeiro de Brito Souza e da advogada criminalista Drª  Cristiane Mezzaroba. A expectativa é de que participem do evento cerca de 150 mulheres. “Queremos que cada vez mais as mulheres tenham coragem de denunciar. Liguem para o 180. Todas as delegacias apoiam muito esse movimento”, disse Maria Hilma.


Data

A data, 10 de outubro, tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher em 1980. O movimento começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.

Desde então, a legislação mudou para proteger mulheres vítimas de violência. A Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006) completou 18 anos e já passou por uma série de mudanças para a consolidação do enfrentamento de abusos, agressões e crimes motivados por discriminação de gênero. Além dela, a Lei do Feminicídio (13.104/2015) prevê circunstância qualificadora do crime de homicídio e inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos.

Por: Fernanda Menta
ASCOM: Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Almas Tocantins entra para história com as eleições municipais e pode pedir música no fantástico

Prefeito Eleito Neri Ribeiro Xavier PP

Um fato inédito aconteceu na história do município de Almas que fica no sudeste do Estado do Tocantins a 300 km da capital Palmas. Em relação à eleição majoritária, para prefeito municipal, Almas foi palco de algo inédito no município merecendo até mesmo pedir musica no fantástico. Pela primeira vez na história deste município o prefeito foi eleito, reeleito e ainda fez o seu sucessor que atualmente é o vice-prefeito da cidade.

Devido a varias ações que forma realizadas em nosso município desde aquisição de veículos à obras estruturais, com uma campanha limpa, o novo prefeito Rainerival Ribeiro Xavier alcançou a marca de 63,90% dos votos tendo no total 2.997 votos contra 1.693 votos do adversário nas urnas Goianyr Barbosa, o que corresponde a 36,10% do eleitorado que votou, antes o atual prefeito havia ganho dos Candidatos Eldon Barbosa nas eleições de 2016 e Gisely Cintra nas eleições de 2020, com mais essa vitória a população mostrou que queria a continuação, o slogan da campanha “A transformação vai continuar” foi o marco, porque tinha o que mostrar através das obras apresentadas.

O novo Prefeito Rainerival Xavier é o atual vice-prefeito da cidade, sendo que esse era o segundo ano de mandato como vice-prefeito, agora enfrentara novos desafios no comando da prefeitura tendo como vice-prefeito Jurimar José Trindade, que já foi vereador, vice-prefeito e secretário de saúde.