quinta-feira, 16 de abril de 2020

STF da autonomia a Estados e Municípios para definir sobre combate a pandemia

O STF ontem por 09 a 0 definiu que tanto os estados, quanto os municípios tem autonomia para decidirem sobre o combate da pandemia, os mesmos podem determinar o isolamento social, fechamento de rodovias e as atividades que são consideradas essenciais para funcionar.

Com essa decisão, o governador não precisará mais levar em conta o que o presidente da República acha, e sim seguir as normas do Ministério da Saúde e da OMS.

O pico da pandemia não chegou ainda e com a liberação do retorno ao trabalho do comércio estará assim contribuindo para a ploriferação mais rápida da COVID 19, será se o Estado está preparado para atender milhares de infectados por essa doença.

O que uma parte da população não entende é que temos que reduzir o máximo possível de pessoas circulando para que não aconteça o que aconteceu no Amazonas.

Nesse sentido o recomendado seria manter o comércio não essencial fechado e o estado ajudá-los durante esse período.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Editorial - Liberou geral e o risco de se espalhar a COVID 19

Tenho acompanhado os noticiários estaduais, nacionais, internacionais, alem disse estou ligado no que estão dizendo a OMS e os cientistas, baseado nessas informações venho aqui tecer o meu ponto de vista em relação ao assunto. A Covid 19 começou de forma natural na China, e como os chineses foram pegos de surpresas milhares foram infectados e morreram, mas a China tomou medidas serias e restritivas controlando a mesma, só que devido o fluxo de pessoas, o vírus se espalhou pelo mundo e cada país com sua população tomou medidas de isolamento social, alguns impôs quarentenas e proibiu as pessoas de saírem as ruas, como resultado estão controlando o vírus, agora nessa história toda quatro países acharam que era gripezinha e o vírus em três se alastrou de tal forma que decretam o Lowkdown, pararam totalmente as atividades, fecharam empresas e hoje as pessoas estão trancadas em suas casas proibidos de saírem às ruas, o quarto país é o Brasil que tem um presidente que está fazendo campanha contra o isolamento social.

Aqui no Brasil o vírus chegou em Março e se espalhou rapidamente como consequência cada estado adotou o isolamento social decretou estado de calamidade publica e fechou comércios declarados não essenciais, mas o que tem ocorrido no Brasil, o Presidente da Republica é contra essas medidas por segundo ele quebrar a economia e gerar muitos desempregos. A medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério de Saúde tem contribuído para reduzir a curva dos casos no Brasil, mas infelizmente aquelas pessoas que nunca se preocupara com suas lojas, nunca se preocuparam com a economia do país agora estão chiando devido a o fechamento de seus comércios, geralmente quem tem condições.

O Isolamento social tem como objetivo a não propagação rápida do vírus e de casos graves do vírus, caso isso ocorra os hospitais iram lotar e assim chegara ao colapso total da saúde pois não terá como atender vitimas da COVID 19 e vitimas de outras doenças e acidentes que venham acontecer, ai o pior vai chegar e o estado terá que escolher entre quem ira morrer e quem ira viver.

O Estado ao liberar o comercio geral com toda certeza haverá aglomeração de pessoas, o vírus ira se espalhar mais rapidamente e o estado que está sendo exemplo no combate a pandemia irá perder esse status, não é hora para isso, o governo do estado deve pensar na vida de cidadãos tocantinenses, que o governo do estado possa rever sua atitude. 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Portal da Entrada da cidade começou a ser construido

Segundo informações das redes sociais e hoje confirmado pelo secretário de obras do município, o senhor Clevson Pereira Barbosa os portais da entrada de nossa cidade já começaram a ser construídos, os portais terá um A bem grande com as extremidades dos muros dos mesmos com imagens das atrações turísticas de nossa cidade, e essa ação vem justamente para alavancar o turismo de nosso município, o valor da obra está orçado em R$ 150.000, tem como agentes participantes o Governo do Estado, a Secretária Estadual de Infraestrutura, Cidades e Habitação e a Prefeitura Municipal de Almas, com prazo de entrega de 120 dias

EXPOALMAS Cancelada


Devido a pandemia de corona vírus, a expoalmas que seria realizada de 05 a 12 de julho desse ano foi cancelada, a data estava prevista no calendário oficial da FAET/SENAR e os recursos que seriam destinados à festa serão remanejados para a Prefeitura Municipal de Almas para uso dos mesmos no combate ao corona vírus aqui em almas, essa decisão veio em boa hora e assim a cidade de almas poderá se preparar para combater essa ameaça invisível que está atacando em todo o Brasil, aqui em Almas não tem nenhum caso suspeito e muito menos confirmado o que é uma grande vitória para nós.

Editorial - Coronavírus


Até quando as pessoas vão brigar por preferencias politicas? até quando defendera o errado somente para contrariar o adversário? até quando não enfrentam esse inimigo invisível comum juntamente com seus adversários. a situação que estamos vivendo é muito grave, enquanto integrantes do governo (ministros) como o ministro da saúde Luiz Henrique Mandeta estão fazendo ações para interromper o corona vírus, como seguir as orientações da organização mundial de saúde, que todos os países estão seguindo pela gravidade do mesmo.

Em relação ao presidente da republica o mesmo é contra o isolamento social, não está preocupado com a população, pelo contrario está incentivado que haja desobediência civil contra os decretos dos governadores e prefeitos municipais, para ele o que vale é o isolamento vertical, onde ficariam isolados somente os idosos e os demais seriam liberados para retornarem ao trabalho, o que ele não quer aceitar é que essa doença é bastante grave e atinge não somente os idosos, mas também está atingindo jovens que não tem outras doenças, pessoas sadias.

Ao defender o isolamento vertical, (somente dos idosos) o Presidente da Republica está agindo com irresponsabilidade, uma que comunidades como favelas não tem como ter esse isolamento, e a liberação do isolamento social só contribuirá e muito para a propagação mais rápido da doença que agora já derrubou uma das falacias do presidente, que a doença somente afetava os idosos, e o que ocorreu nessa semana no Brasil mostrou que o presidente da republica estava errado, pois vários jovens faleceram por causa do COVID 19, ao não se mostrar preocupado com a doença, ao relativar a doença como uma gripezinha o mesmo está subestimando o poder desse vírus.

Hoje não importa quem seja de direita ou esquerda, o que importa nesse momento é o enfrentamento dessa Covid 19 e assim risca-la do Brasil o mais rápido possível, mas as atitudes do presidente da republica está dando a entender que o mesmo quer a piora do cenário, porque até agora de todas as formas tenta sabotar as ações do ministro da saúde.

O que vejo é que dentro do próprio governo há ministros contra a posição do presidente e que estão fazendo de tudo para que o país possa passar por essa crise.