terça-feira, 29 de outubro de 2019

Almas divulga programação de Aniversário


Almas completara 61 anos de emancipação politica, a mesma terá como programação Shows com os Barões da Pisadinha, Forro TOP 10 e com a cantora Taísa Marques, alem dos shows a programação terá ainda parque de diversões para as crianças e o trem da alegria, terá também inauguração de obras e entrega de mais um veiculo 0 KM para nossa cidade, a programação dos shows será na Praça da Rodoviária, e será nos dias 13, 14 e 15 de novembro, dentre as obras estão pavimentação asfáltica, calçamento com bloquetes, revitalização das Praças São Miguel e Salviano Barbosa, entrega da reforma da Unidade de Saúde São Miguel, entrega de 15 pontes construídas e restauradas na zona rural e entrega da Delegacia da Policia Civil

terça-feira, 22 de outubro de 2019

nspeções do MPTO constatam falhas em unidades de saúde da capital

Ministério Publico Estadual visitando pronto atendimento na região sul de Palmas.


Esta semana o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou uma série de vistorias a unidades de saúde do município de Palmas. Na segunda-feira, 21, na Unidade de Pronto Atendimento da região Sul de Palmas (UPA Sul), a equipe do MPTO ouviu relatos de falta de médicos e medicamentos.

De acordo com o promotor de Justiça Thiago Ribeiro, responsável pela ação, há um quadro de desabastecimento na farmácia. “De imediato recebemos a informação da falta de diversos medicamentos e insumos, como ranitidina, transamin, morfina, hidróxido de alumínio, vacina antirrábica, lençóis descartáveis, dentre outros”, comentou o promotor de Justiça.

A UPA Sul atende uma média de 10 mil pacientes por mês. No dia da vistoria, havia a necessidade de mais três médicos para cobrir a demanda. Uma mãe que acompanhava o filho no setor de pediatria relatou que esta era a terceira vez que procurava a unidade de saúde este mês e até então não conseguira a medicação adequada.

Centros de Saúde da Comunidade
Já nesta terça-feira, 21, foi a vez de dois Centros de Saúde da Comunidade da região Norte de Palmas receberem a vistoria da equipe do MPTO. A unidade localizada na quadra 406 Norte não contava com vacinas como DTP, tetravalente e pentavalente, sendo verificada ainda a falta de cartões de vacinas para novos registros.

Os 10 agentes de saúde à disposição da Unidade contam com apenas um computador para o trabalho diário. Eles também não possuem uniformes adequados e reclamam que os valores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) não são repassados aos profissionais há mais de três anos. Na odontologia foi constatado falta de medicamentos e insumos básicos para o atendimento da população, como anestésicos, ácido para resina e ionômero de vidro.

Já o Centro de Saúde da Comunidade da 508 Norte apresenta uma estrutura física mais desgastada pela poeira da região, que não possui asfalto. Também há falta de anestésicos e insumos como ataduras e outros insumos. O promotor de Justiça Thiago Ribeiro disse que o local necessita de mais cadeiras para aos usuários e, pelo menos, quatro computadores para atender à demanda administrativa.

MPTO e SSP discutem combate à poluição sonora e outros crimes em Palmas

Reunião do Ministério Publico do Estado do Tocantins

Cinco membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO) reuniram-se, nesta terça-feira, 22, com o secretário estadual da Segurança, Cristiano Barbosa Sampaio, para discutir estratégias de combate à pertubação do sossego público, à comercialização de bebidas para menores e ao tráfico e consumo de drogas em Palmas. A intenção é reunir órgãos de segurança, controle e fiscalização para promover vistorias em bares, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência.

Segundo foi colocado na reunião, o problema tem se concentrado na área central de Palmas, requerendo uma atuação repressiva por parte do poder público e um trabalho conjunto de órgãos estaduais e municipais.

O secretário reconheceu o problema e se dispôs a colaborar. “Podemos fazer um trabalho que dê à sociedade a resposta que ela espera, reforçando o sentimento de segurança e reduzindo a sensação de impunidade”, avaliou Cristiano Sampaio. Ele também se dispôs a fazer a articulação necessária junto às demais forças de segurança do Estado.

A iniciativa de desenvolver uma atuação repressiva em Palmas partiu do Colégio de Procuradores de Justiça, o que resultou na instalação do “Grupo de Trabalho Psiu!” no âmbito do MPTO, coordenado pela procuradora de Justiça Ana Paula Catini e integrado por promotores de Justiça das áreas de defesa do meio ambiente, da infância e juventude, do consumidor, da ordem urbanística e da área criminal.

Após sua instalação em setembro deste ano, o grupo de trabalho já esteve em reunião na Prefeitura de Palmas, para se apresentar e discutir uma atuação conjunta; e na Câmara Municipal, para debater o projeto de lei que estabelece normas para o controle da poluição sonora na capital, que está em tramitação na Casa legislativa.

Na próxima sexta-feira, 25, o grupo de trabalho deve reunir-se com as demais instituições na sede do MPTO, a fim de planejar o início das ações repressivas. Para este encontro, foram convidados órgãos das áreas de segurança, trânsito, vigilância sanitária e defesa da criança e adolescente, entre outros.

Presenças

Estiveram na sede da Secretaria de Segurança Pública, na reunião desta terça-feira, a procuradora de Justiça Ana Paula Catini, além dos promotores de Justiça Kátia Gallieta, Weruska Rezende Fuso, Fábio Lang e Maria Natal de Carvalho Wanderley. Por parte da SSP, participaram, além do titular da pasta, a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, e o superintendente de segurança integrada, Marcelo Falcão.

Assessoria de Comunicação do MPE-TO

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Almas conhecem seus conselheiros tutelares

No domingo houve a eleição mais longa para o conselho tutelar da história de Almas, a eleição chegou a aproximadamente 12 horas de duração, começou as 08:00 da manha e chegou até 19:38 da noite, após a votação que foi bem longa e após mais 1 hora de apuração o município de Almas conheceu em fim seus conselheiros, após a apuração o resultado final ficou da seguinte forma:

Eleitos

Tiburcio com 713 votos foi o primeiro colocado
Raissa Nogueira com 417 votos segunda colocada
Elsinha Barros 369 votos terceira colocada
Ludmila Macedo 365 votos quarta colocada
Adryanna Prachetes 347 votos quinta colocada

Suplentes

Elda Marques 323 votos
Floraci Bonfim 296 votos
Teomar 294 votos
Neta do Monjolo 282 votos
Josi esposa de Nem 271 votos

domingo, 6 de outubro de 2019

Eleições do Conselho Tutelar ocorrem em todo Brasil, aqui em Almas está ocorrendo tranquilamente.








Hoje está acontecendo em todo o Brasil a eleição unificada para Conselheiros Tutelares, aqui em Almas começou as 08:00 da manhã, com a enorme surpresa do comparecimento das pessoas para votarem, já que nessa eleição o voto é facultativo, o que difere essa de outras eleições é que você vota em 05 candidatos para um mesmo cargo, na primeira parte da votação ocorreu tudo de forma tranquila, a unica ressalva foram o numero de urnas mandadas para Almas sendo 04 urnas para 04 sessões, ou seja 1 urna eletrônica por sessão, as sessões foram colocadas uma ao lado da outra o que deu certa confusão porque as filas se misturavam e as pessoas ficavam perdidas, os mesários estão improvisados em cadeiras escolares com braço, não teve uma mesa adequada para os mesmos.
A votação segue até 17:00 horas, ou seja 05 horas da tarde, quando em seguida as urnas serão encerradas e passara a segunda etapa que é a apuração, por a votação ser em urna eletrônica, a apuração será bem rápida podendo o resultado sair até as 20 horas, com os 05 novos conselheiros e os 05 suplentes.

Rinaldo Moreira da Nóbrega
para o Blog Cidade Interativa Almas-TO

sábado, 5 de outubro de 2019

Tocantins 31 anos

O Estado do Tocantins é o mais novo caçula do Brasil, foi criado juntamente com a promulgação da Constituição da Republica Federativa do Brasil, que foi promulgada por Ulisses Guimarães presidente da Assembléia Nacional Constituinte, mas até chegar nessa parte varias pessoas deixaram seus nomes na história como lutadores para a separação do norte goiano, dentre eles, Lisias Rodrigues, Trajano Coelho, Joaquim Teothonio Segurado, a CENOG, a CONORTE, entre outros separatistas veio travando batalhas antes mesmo desse acontecimento, o Deputado José Wilson Siqueira Campos nos tempos atuais retomou a luta, tentando uma vez, chegando a ser aprovado, mas vetado o projeto, quando em 1988 ele apresentou a PEC que criava o estado do Tocantins, na Assembleia Nacional Constituinte, sendo aprovado e promulgado, nasceu assim o Tocantins, que já teve uma eleição sendo o Siqueira Campos o Primeiro Governador do Estado, o mesmo construiu a Capital Palmas e assim foi transferido a sede para a nova capital do Estado.

O Tocantins já teve como Governador:

Siqueira Campos
Raimundo Boi
Moisés Avelino
Marcelo Miranda
Após veio Gaguim
Siqueira Campos
Marcelo Miranda
Sandoval
Marcelo Miranda
Mauro Carlesse

Mauro Carlesse após a nova cassação de Marcelo Miranda disputou com 04 candidatos a vaga de Governador para finalizar o mandato, o mesmo ganhou a eleição, na eleição normal do ano seguinte, o mesmo foi candidato a reeleição sendo reeleito governador do Estado do Tocantins, e atualmente exerce o seu segundo mandato.

As festas religiosas do Estado são destaque a saida e chegada de folia em Almas, os festejos de São Miguel Arcanjo em Almas, os festejos de São Sebastião em Almas, a Romaria do Bonfim em Natividade, a Folia do Divino em Natividade, Como atrações turísticas temos o Canyon Encantado, que podem fazer trilha, observação ou descer de rapel, temos ainda a cidade de pedra temos a cachoeira do urubu rei, temos a cachoeira véu de noiva, temos a igreja matriz de São Miguel, e a atração de Almas no mês de julho fica por conta da EXPOALMAS uma bonita festa que encanta os Tocantinenses.

Parabéns ao Estado do Tocantins 31 anos de História.

MPTO intermedeia instalação de casa de acolhimento institucional em municípios da região sudoeste do Estado

A falta de casas de acolhimento institucional destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão e Nova Rosalândia, municípios localizados na região sudoeste do Estado, levou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a se reunir com os prefeitos das cidades, a fim de intermediar uma solução para o problema. O encontro foi conduzido pelo Promotor de Justiça André Henrique Oliveira Leite, que responde pela comarca de Cristalândia.

Na ocasião, o Promotor de Justiça destacou a obrigatoriedade de os entes atenderem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferecendo acolhida a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e de abandono. André Henrique afirmou que o MPTO não tem interesse em judicializar a questão, o que o levou a propor aos gestores a realização parcerias entre si, a fim de solucionar o litígio de forma administrativa.

A ideia é que os prefeitos se juntem, dividam os custos e instalem a casa de acolhimento no município de Cristalândia, devido à localização estratégica do município. O prefeito Cleiton Cantuária comprometeu-se em disponibilizar a casa. O promotor de Justiça ficou encarregado de contatar outros gestores a fim de saber acerca do interesse na parceria, enquanto o Caop da Infância e Juventude prestará auxílio na instalação do lar.

Além de Cleiton, estavam presentes no encontro os prefeitos de Lagoa da Confusão e Nova Rosalândia, Nelson Alves e Ladis Machado, respectivamente.

Acolhimento institucional

O abrigo é um serviço de proteção social especial de alta complexidade, previsto na Lei Federal nº 8069/1990 (ECA) e tem como finalidade oferecer acolhida a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, funcionando como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem. (Denise Soares)

Assessoria de Comunicação MPE-TO