quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

João Ribeiro falece aos 59 anos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira

Senador passou por um transplante de medula no início do ano e desde então vinha tentando se recuperar

Cleber Toledo
Da Redação

O senador João Ribeiro (PR) faleceu na manhã desta quarta-feira, 18, aos 59 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 15 de novembro. O estado de saúde dele se agravou na quinta-feira, 12, por causa do derramamento de sangue em um dos pulmões.

Ribeiro foi diagnosticado em maio de 2012 com Sindrome Mielodisplásica hiperfibrótica (SMD). No início do ano ele passou por um transplante de medula doado por seu irmão, o comerciante Lázaro Ribeiro.

A morte do senador foi anunciada pelo presidente em exercício da Assembleia na sessão desta quarta, deputado Osires Damaso (DEM). A sessão foi, então, suspensa.

Ribeiro recebeu alta do tratamento em agosto, depois de seis meses de recuperação do transplante. Então, reassumiu sua vaga no Senado.

Foto: Divulgação
João Ribeiro, que faleceu nesta manhã em SP
No Blog do Cleber Toledo no início de setembro, o senador afirmou que estava "completamente curado" e que sua médica só lhe pediu que se preservasse do sol e da poeira nos 30 dias seguidos.

Em nota no dia 21 de outubro, Ribeiro reafirmou que seu problema de saúde "encontra-se agora debelado". Ele agradeceu os que oraram por sua recuperação e disse que, de volta ao trabalho no Senado Federal desde o início de setembro, prepara-se para retomar suas "andanças pelo Tocantins".

Contudo, foi levado às pressas de UTI área de Brasília para São Paulo no dia 15 de novembro.

Perfil
Filho de uma funcionária pública (Tereza Hilário Ribeiro) e pai pedreiro (Jesus Francisco da Silva), João Ribeiro trabalhou desde os dez anos de idade para ajudar na criação dos irmãos. “Nós somos uma família de sete irmãos, cinco homens e duas mulheres. Uma família humilde, onde todos conseguiram a sua independência. Minha mãe morreu aos 47 anos de idade. Meu pai foi assassinado em 1964, em Rubiataba (GO). Desde pequeno trabalhei. Fui engraxate, vendedor de picolé, trabalhei na roça, puxei enxada – pela minha altura a pior era a de feijão onde eu tinha de trabalhar o tempo todo curvado. Fui também padeiro. Depois, aos 15 anos, comecei a trabalhar numa ótica. Foi no ramo da ótica que garanti o meu sustento e dos meus irmãos, por muitos anos, tendo sido dono de algumas óticas antes de me enveredar pela política”, afirmou o senador em entrevista a Agência Senado.

Atividade Política
João Ribeiro disputou sete eleições, ganhou seis. De todas as vitórias, a mais disputada e comemorada foi a eleição para prefeito de Araguaína, com 34% dos votos. Eram quatro candidatos e não havia segundo turno.

O senador começou sua vida política em 1982, como vereador eleito pelo PDS – Partido Democrático Social, representante do esporte de Araguaína. Na condição de presidente da Liga de Futebol de Araguaína, realizou vários torneios de integração do norte do país. Alguns, com participação de até 60 municípios.

A partir de 1986, na condição de deputado estadual mais bem votado dentre todos os parlamentares da oposição, ainda por Goiás, desempenhou importantes atribuições como a representação da classe dos garimpeiros, fiel ao tempo em que atuou como delegado nacional do sindicato da classe, no auge do garimpo de Serra Pelada.

Como líder do PFL - Partido da Frente Liberal, na Assembléia Legislativa de Goiás em 1988, trabalhou na persuasão dos políticos goianos sobre a importância da criação do Estado do Tocantins.

Recebendo a visita do presidente Lula no hospital
Deputado Federal
Conquistou seu primeiro mandato em Brasília, como deputado federal em 1994, já pelo novo Estado do Tocantins. Foi reeleito nas eleições de 1998. Na Câmara dos Deputados pautou seu trabalho na defesa dos interesses do Tocantins, conseguindo ano a ano que recursos de toda natureza fossem destinados ao Estado.

Além disto, ainda na Câmara federal, ora como titular, ora como suplente, atuou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; na Comissão Representativa do Congresso Nacional; nas Comissões Permanentes: de Agricultura e Política Rural; da Amazônia e de Desenvolvimento Regional; de Direitos Humanos; de Economia, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes e nas Comissões Especiais: de Concessão e Distribuição do Gás Canalizado; de Demarcação das Terras Indígenas; de Recursos Destinados à Irrigação; de Relações de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol e Normas Gerais sobre Desportos, a Lei Pelé; na do Código de Trânsito Brasileiro; na de estabelecimento de Normas Gerais para Instituição de Regime de Previdência Complementar: Suplente e no Projeto do Sistema Financeiro Nacional.

Durante este período, atuou no Executivo do Tocantins, em duas oportunidades. Primeiro em 1997, quando foi secretário de Turismo Ecológico e, depois, entre 2001 e 2002, ocupando a titularidade da Secretaria do Governo, ambas as oportunidades tendo à frente do governo José Wilson Siqueira Campos (PSDB).

Senador da República
João Ribeiro chegou ao Senado nas eleições de 2002. Como senador da República, representando o Estado do Tocantins, teve a sua atuação sempre lembrada pelo caráter municipalista. João Ribeiro trabalhou muito para levar recursos aos municípios tocantinenses, e sua posição como líder do PR e membro do Conselho Político do Presidente Lula, lhe permitiu uma posição de destaque.

O senador ajudou ainda a fundar a Associação Comercial de Araguaína. Defendeu desde o começo a construção da Ferrovia Norte-Sul, as hidrelétricas dos rios Araguaia e Tocantins. E tem trabalhado para levar saneamento básico, esportes, estradas e turismo para os municípios do seu estado.

Hoje é reconhecido como o líder das oposições no Tocantins, e nas eleições municipais de 2008 percorreu todo o Estado fortalecendo seus aliados, que, além do partido que preside (o PR), compõem agremiações políticas como o PSDB, PP, PTB, PRTB, PV, PSC, PMN, e PT.

Nas eleições de 2010, Ribeiro era catado para disputar o governo do Tocantins, mas se aliou ao governador Siqueira Campos e foi reeleito com a maior votação da história do Estado, com 375.090 votos.

Assim que recebeu alta em agosto, João Ribeiro voltou ao trabalho no Senado, reunindo prefeitos com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Sua família
João Ribeiro era casado com Cinthia Alves Caetano Ribeiro, com quem tem um filho, João Antônio Caetano Ribeiro. O senador é pai de mais seis filhos: a deputada estadual Luana Ribeiro (PR), João Ribeiro Júnior, Diêgo Afonso Ribeiro, Giovanna Remor Stecanela Ribeiro, Maria Teresa Paranaguá Ribeiro e Fábio da Cunha Ribeiro.

Dois de seus filhos já se enveredaram pela atividade política. Luana Ribeiro (PR) é deputada estadual pelo Tocantins, eleita em 2006 e reeleita em 2010; e João Ribeiro Júnior, o JR., é presidente regional do PRTB no Estado.  (Com informações da Agência Senado)

Fonte: Cleber Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário