sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Extensionistas e produtores rurais comemoram sucesso do curso sobre piscicultura de água doce no sudeste do Tocantins

30/08/2013 - Lúcia Brito


Crédito: Lúcia Brito
Extensionistas rurais, produtores e pesquisadores da Embrapa, durante cerimônia de entrega de certificados, em Almas.
O Curso de capacitação continuada em piscicultura de água doce no sudeste do Tocantins, promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura com apoio do Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ministério da Pesca e Aquicultura, e Prefeitura Municipal de Almas, foi encerrado nesta sexta – feira, 30, com demonstrações práticas sobre planejamento de despesca e deteriorização do pescado, num Dia de Campo, realizado na Fazenda Periri, localizada na zona rural do município de Almas, a 276 km de Palmas.

Ao longo de 12 meses um grupo formado por mais de 40 pessoas entre produtores, extensionistas rurais do Ruraltins, técnicos de outras instituições, analistas e pesquisadores da Embrapa, participou da capacitação, planejada e executada em cinco módulos. O projeto teve como objetivo capacitar continuamente os multiplicadores para a implementação e atualização de tecnologias a serem aplicadas na piscicultura.

De acordo com a coordenadora do curso, Marcela Mataveli, zootecnista da Embrapa, os participantes receberam durante o treinamento, informações especificas sobre a anatomia e fisiologia dos peixes, boas práticas de manejo na engorda, manejo de reprodutores e alevinagem, despesca, abate e processamento do pescado, além de explicações sobre associativismo e cooperativismo. “O desafio da extensão rural e dos produtores agora é colocar em prática tudo que foi repassado ao longo desses meses. Para isso,  implantamos Unidades de Referência Tecnológica (URT) aqui na região, e vamos monitorar o resultado desse trabalho”, afirmou a coordenadora, destacando que a participação do público alvo foi além das expectativas, pois não houve desistência de nenhum componente do grupo.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso, ocorrida na tarde desta quinta-feira, 29, na Câmara Municipal de Almas, a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, agradeceu o empenho dos parceiros na realização das oficinas, destacando o trabalho em conjunto. “Quando nos unimos o resultado chega mais depressa e essa capacitação foi exemplo disso. Vejo que os técnicos do Ruraltins, de todas as regionais, participantes do treinamento, abraçaram com muita força esse trabalho, e agora estão prontos para fazerem a diferença nas suas localidades, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de produção do pescado e principalmente para a melhoria da qualidade de vida dos nossos agricultores, que são fundamentais no processo de crescimento da atividade, no nosso Estado, avaliou a presidente.

O piscicultor José Botelho, de 50 anos, disse que a capacitação foi um divisor de águas em sua propriedade. “Antes criava o peixe com muita dificuldade, sem conhecimento e tinha prejuízos financeiros, com a mortalidade de peixes. Agora, após o treinamento consegui melhorar o manejo, a produção e aumentei a renda. Isso é maravilhoso”, comemora.

O técnico João Filho, gerente da Unidade Local, do Ruraltins, em Almas, em nome dos cursistas, elogiou a capacitação, considerando como um grande passo para o desenvolvimento e fortalecimento da piscicultura na região, que hoje é uma referencia de produção no Estado. “O curso da Embrapa foi de extrema importância para os técnicos e produtores, aliando teoria e prática, deu a todos a oportunidade de produzir com planejamento e conhecimento”, pontuou.

O Chefe Adjunto da Embrapa, Alexandre Freitas, também não poupou elogios ao Ruraltins, na execução desse trabalho piloto. “Não conseguimos enxergar a pesquisa sem o apoio da extensão rural, pois ela funciona como uma ponte entre nós e o produtor", disse, anunciando que o Ministério da Pesca autorizou a realização de uma nova capacitação nos mesmos moldes sobre tanque rede e viveiros escavados.

Semana do Peixe

O Superintendente do Ministério da Pesca, no Tocantins, Guilherme Vaz, presente no encontro, falou sobre a semana do peixe, que tem por objetivo incentivar o consumo do produto junto a população. O lançamento da programação acontecerá no dia 02 de setembro, na capital, no auditório do Sebrae, a partir da 19h. O ponto alto será no dia 06/09, quando o Ministro do MPA, Marcelo Crivella, virá ao Estado para o lançamento do edital dos Parques Aquicolas do Lago de Lajeado. O evento será realizado no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas.

Participantes

Da cerimônia d e confraternização e entrega de certificados, realizada na Câmara Municipal, participaram ainda a representante do Sebrae Nacional, Newman Costa, o Prefeito de Almas Leonardo Cintra, os supervisores regionais do Ruraltins, de Taguatinga José Aldir, de Gurupi, Avanir Pereira, do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Agnelo Cruz, técnicos e demais autoridades locais.

Fonte: Ruraltins

Nenhum comentário:

Postar um comentário